Protocolo PENTO

A associação de Pentoxifilina e o Tocoferol, mais conhecido como protocolo PENTO, apresentarou efeitos sinérgicos positivos no tratamento de casos de osteorradionecrose e osteomielite. Atualmente essas medicações também estão sendo utilizadas para o tratamento e prevenção da osteonecrose dos maxilares relacionada ao uso de medicações antirreabsortivas (MRONJ). No entanto os dados atuais da utilização dessas medicações para o tratamento de MRONJ em humanos é baseado apenas em relatos e séries de casos, sendo necessário aprofundar as pesquisas relacionadas a essa modalidade de tratamento.

Mas o que são essas medicações?

A pentoxifilina é um derivado da metilxantina que foi inicialmente aprovado para o tratamento de doenças arteriais periféricas, como a doença coronariana isquêmica. De maneira geral, a pentoxifilina atua melhorando o fluxo sanguíneo periférico, aumenta a vasodilatação, reduz a viscosidade do sangue, aumenta a flexibilidade das membranas dos glóbulos vermelhos, melhora a microcirculação e aumenta a oxigenação dos tecidos. Além disso, tem efeito anti-fator de necrose tumoral (TNF- α), aumenta a atividade de colagenase e reduz a síntese de citocinas pró-inflamatórias.

Apresentação comercial da Pentoxifilina

O tocoferol (Vitamina E) é uma classe de composto químico que consiste em vários fenóis metilados. Esse composto tem efeitos antioxidante, que protege as membranas celulares da peroxidação lipídica. Essa medicação também reduz a inflamação e a fibrose tecidual. O tocoferol é um potente captador de radicais de oxigênio, reduzindo os danos causados por esses radicais livres gerados durante o estresse oxidativo, protegendo assim as membranas celulares.

Apresentações comerciais do Tocoferol (Vitamina E)

Como devem ser utilizadas para MRONJ?

As medicações podem ser utilizadas para o tratamento de uma MRONJ já instalada, mostrando efetividade na redução das áreas expostas e sintomas do paciente.

A utilização das medicações para o tratamento de MRONJ pode variar de aproximadamente 2 meses até 2 anos. Sendo assim é indicado que o tratamento seja prescrito por no mínimo 30 dias.

A dose usual de pentoxifilina é de 400mg, duas vezes ao dia, enquanto a dose de tocoferol é de até 400 – 500 UI, de uma a duas vezes ao dia, de acordo com alguns estudos.

Resultados com a utilização do protocolo PENTO

Os estudos mostram que a utilização das medicações ajuda a evitar ou diminuir a extensão de desbridamento das áreas de necrose, com uma redução média de 74% das áreas de osso expostas. Além disso, o protocolo gera diminuição da dor, eritema e secreção purulenta nos casos acometidos por osteonecrose dos maxilares. Não são relatados efeitos adversos significativos com a utilização das medicações.

É importante lembrar que a utilização das medicações não descarta a possibilidade de que procedimentos cirúrgicos sejam realizados para a remoção do tecido ósseo necrótico. Além disso, outras terapias para otimização tecidual podem ser utilizadas juntamente com o protocolo PENTO. (veja as demais categorias do site)

Referências

CAVALCANTE, Rafael Correia; TOMASETTI, Guilherme. Pentoxifylline and tocopherol protocol to treat medication-related osteonecrosis of the jaw: A systematic literature review. Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery, v. 48, n. 11, p. 1080-1086, 2020.

EPSTEIN, Matthew S. et al. Management of bisphosphonate-associated osteonecrosis: pentoxifylline and tocopherol in addition to antimicrobial therapy. An initial case series. Oral Surgery, Oral medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontology, v. 110, n. 5, p. 593-596, 2010.

SEO, Mi Hyun et al. The effects of pentoxifylline and tocopherol in jaw osteomyelitis. Journal of the Korean Association of Oral and Maxillofacial Surgeons, v. 46, n. 1, p. 19, 2020.

A
U
T
O
R
(A)

Eduardo Dallazen

Eduardo Dallazen

5 1 Votar
NOTA DO ARTIGO
Inscreva-se
Notificar por

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião sobre esse artigo! Por favor, comente!x