Aplicação de Agregados Plaquetários (PRF)

Mais atualmente tem sido proposto como terapia local os derivados de plaquetas no tratamento de lesões de MRONJ. Estes são amplamente utilizados em reconstruções ósseas devido aos seus resultados conhecidos e promissores como moduladores da resposta inflamatória local e na quimiotaxia de células da linhagem osteogênica e a nível de tecido mole. Eles são obtidos por meio da coleta de sangue do paciente no transcirúrgico e o mesmo passa por um protocolo de centrifugação de 3000rpm por 10 minutos.

Podem ser associados a terapia cirúrgica, em que não foi possível obter o fechamento completo da ferida, como forma de prevenir infecções locais e exposição de tecido ósseo, o que pode melhorar significativamente a sintomatologia do paciente.

(A) Aplicação de membrana de fibrina rica em plaquetas (PRF) em lesão de MRONJ estágio 2. Nota-se que a membrana foi utilizada inclusive para auxiliar no fechamento de alguma sequela de comunicação bucosinusal que possa ter ficado, devido a necessidade de remoção de área extensa de tecido ósseo necrótico. (2) Após 9 meses de associação de terapias cirúrgicas e adjuvantes, pode-se observar a região totalmente fechada, com mucosa normocorada, sem indícios de formação de sequestros ósseos e sinais flogísticos.

Referências

ADORNATO, Michael C.; MORCOS, Iyad; ROZANSKI, James. The treatment of bisphosphonate-associated osteonecrosis of the jaws with bone resection and autologous platelet-derived growth factors. The Journal of the American Dental Association, v. 138, n. 7, p. 971-977, 2007.

A
U
T
O
R
(A)

Mirela Caroline Silva

Mirela Caroline Silva

0 0 Votos
NOTA DO ARTIGO
Inscreva-se
Notificar por

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber sua opinião sobre esse artigo! Por favor, comente!x