A cirurgia guiada por fluorescência é uma modalidade adjuvante que pode ser utilizada em terapias cirúrgicas como forma de guiar o cirurgião na remoção de tecido ósseo necrótico em que não houve a formação de sequestro ósseo, para debridamento local e preservação de tecidos vitais.
Para tanto, se faz necessário o uso de um antibiótico utilizado como marcador ósseo, a Doxiciclina, previamente ao procedimento cirúrgico. Na presença de luz ultravioleta ou azul com comprimento de onda entre 400 e 460 nm, as moléculas de colágeno mostram autofluorescência, caracterizando o tecido vital. A remoção do tecido desvital pode ser feita utilizando brocas sob irrigação abundante ou, como forma de preservar o tecido mole adjacente e limitar os danos, o piezocirúrgico.


Referências
OTTO, Sven et al. Bisphosphonate-related osteonecrosis of the jaws–characteristics, risk factors, clinical features, localization and impact on oncological treatment. Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery, v. 40, n. 4, p. 303-309, 2012.